Participando dos Cultos - Lição 3
- Amor e Graça
- 25 de fev. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de ago. de 2022
João Barreto Jr.

“Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns...” – Hebreus 10.25.
Muito se tem discutido se é relevante ou não frequentar uma igreja local, pois afinal não podemos adorar a Deus em qualquer lugar?
A igreja não salva ninguém, pois é pelo sangue de Jesus que recebemos a remissão dos pecados - Efésios 1:6 e 7.
Porque é pela graça que somos salvos, mediante a fé - Efésios 2:8.
A igreja não morreu por nós e não é capaz de nos salvar.
Por causa dessas verdades alguns chegam à conclusão que podem viver a vida cristã à parte da igreja, que podem frequentar uma se quiser, mas também pode usar o mesmo tempo recebendo amigos em casa, passeando no shopping ou indo pescar, entre outras coisas.
O que a Bíblia diz a respeito disso?
A igreja (grego, ekklesia) é um grupo de pessoas chamadas para saírem do pecado e pertencerem a Cristo.
Jesus prometeu edificar a Igreja dele - Mateus 16:18.
Ele comprou a Igreja com seu próprio sangue, ou seja, Ele comprou cada pessoa salva - Atos 20:28.
Paulo frisou a importância de procedimento adequado “na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade” - 1 Timóteo 3:15.
Embora a igreja não salve, ela tem um papel fundamental na divulgação do evangelho e na edificação dos santos – Efésios 4:11 a 16.
Quando se trata da responsabilidade de participar de uma igreja, uma congregação local, o Novo Testamento não deixa dúvida. Além de muitos exemplos no livro de Atos e referências nas epístolas, encontramos instruções específicas que exigem a nossa participação nas reuniões de uma igreja. O autor de Hebreus claramente condena a atitude de pessoas que deixam de se congregar, porque negligenciam seu papel importante na edificação mútua - Hebreus 10:23 a 27.
Outras instruções exigem a nossa presença nas reuniões da igreja
Para participar da Ceia do Senhor - 1 Coríntios 11:20 a 26.
Para cantar hinos de louvor e edificação - Efésios 5:19-21.
Para ensinar a palavra do Senhor - 1 Coríntios 14:26.
Medite nestes versos
“Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor” - Salmo 122: 1.
“Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre.” - Salmos 133: 1-3
“Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem” – Atos 2:1 a 4.
Seja fiel na sua participação na congregação local.
Kommentare