A Verdadeira Felicidade
- Amor e Graça
- 12 de set. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 7 de abr. de 2023
João Barreto Jr.

Salmo 128
1 Como é feliz aquele que teme o Senhor, que anda em seus caminhos! 2 Você desfrutará o fruto de seu trabalho; será feliz e próspero. 3 Sua esposa será como videira frutífera que floresce em seu lar. Seus filhos serão como brotos de oliveiras ao redor de sua mesa. 4 Esta é a bênção do Senhor para aquele que o teme. 5 Que o Senhor o abençoe desde Sião. Que você veja a prosperidade de Jerusalém enquanto viver. 6 Que você viva para ver seus netos. Que Israel tenha paz!
Percebemos nesse Salmo que felicidade, na Bíblia, tem uma conotação totalmente diferente da que temos hoje. Uma pessoa bem-aventurada ou feliz, nada mais é do que uma pessoa que teme ao Senhor, que anda em seus caminhos, que vive de seu trabalho e vive em família.
Segundo as Escrituras, isso é o que é necessário para fazer uma pessoa feliz.
Há muita diferença entre estar feliz e ser feliz. Estar é um momento, ser é um estado, ou seja, há momentos da nossa vida que acontecem situações que nos entristecem, mas são momentos, não se estabelecem no nosso coração porque cremos que Deus é o nosso socorro nos momentos adversos - "Louvado seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai misericordioso e Deus de todo encorajamento. Ele nos encoraja em todas as nossas aflições, para que, com o encorajamento que recebemos de Deus, possamos encorajar outros quando eles passarem por aflições" - 2 Coríntios 1:3 e 4.
Por outro lado, há pessoas que são tristes e experimentam apenas momentos de alegria, mas no seu todo elas são tristes, porque não têm a viva esperança que há em Jesus Cristo. "Porque Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna" - João 3:16.
As pessoas não precisam mais perecer em suas tristezas, pois Deus transforma o pranto em alegria.
Entenda isso, a verdadeira felicidade está em Cristo. Ele deu sua vida por nós e jamais nos abandonará, nada pode nos separar do amor de Deus, nele experimentamos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para nossa vida. Não existe outra fonte de felicidade.
O primeiro aspecto que o salmista destaca, para sermos felizes, é o temor do Senhor.
“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência” - Provérbios 9:10. Temer ao Senhor não é sentir medo dele.
“Respondeu-lhe o homem: Ouvi a tua voz no jardim e tive medo, porque estava nu; e escondi-me” - Gênesis 3:10. O primeiro sentimento negativo que o ser humano experimentou, após pecar, foi o medo de ser castigado por Deus.
“No amor não há medo, antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor” - 1 João 4:18. Então, de forma alguma, temer a Deus é sentir medo dele, mas sim um desejo profundo de honrá-lo com o nosso viver.
O segundo aspecto que o salmista destaca, para sermos felizes, é andar nos caminhos do Senhor.
"Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual; para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus” - Colossenses 1:9 e 10. Deus preparou um caminho de boas obras para andarmos nele, é nesse caminho que experimentamos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus em nossas vidas.
O terceiro aspecto destacado pelo salmista, para sermos felizes, é ter um trabalho digno
"Deus é capaz de lhes conceder todo tipo de bênçãos, para que, em todo tempo, vocês tenham tudo de que precisam, e muito mais ainda, para repartir com outros" - 2 Coríntios 9:8. O desemprego não está no propósito de Deus, Ele tem um emprego para quem está desempregado e, além disso, Ele que nos prosperar para sermos generosos para com o próximo.
O quarto e último aspecto destacado pelo salmista, para sermos felizes, é vivermos em família.
"Eles responderam: "Creia no Senhor Jesus, e você e sua família serão salvos" - Atos 16:31. A tua esposa, o teu marido, os teus filhos são bênçãos do Senhor. Deus quer salvar toda a sua família.
Não se esqueça!
Tudo começa com honrar ao Senhor, as demais coisas serão resultados dessa postura.
Bem na contramão do que alguns líderes tem ensinado.
Parabéns pela centralidade nessa postagem.
Depois de algum tempo estou de volta e o blog continua alinhado à Palavra.
Gostei muito
Amém!!!!!